O Ford Fusion é um sedan da Ford
produzido na fábrica de Hermosillo, México e nos Estados Unidos, juntamente com
A Ford Edge. Foi lançado no mercado americano em 2005 com motor V6 e um ano
depois recebeu o motor 2.3 Duratec (o mesmo de Focus, Mondeo e EcoSport, mas
ampliado).
Em 2006 começou a ser
comercializado no Brasil somente na versão SEL com motor 2.3, sendo um sucesso
de vendas devido ao preço competitivo. A segunda geração começou a ser
fabricada em 2009, com lançamento simultâneo com os Estados Unidos.
Primeira geração
O Ford Fusion foi feito com base
(plataforma, motor, câmbio, suspensão) do Mazda 6, um carro robusto e de renome
mundial. Sendo fabricado no México, o Fusion se beneficiou do acordo de livre
comércio entre o Brasil e o México, que não cobra taxa de importação para
carros fabricados no outro país. Sendo assim, o Fusion foi disponibilizado no
Brasil com preços bastante competitivos, com preço na faixa dos sedãs médios
nacionais tops (tais como Honda Civic EXS, Toyota Corolla SEG, Chevrolet Vectra
Elite etc.), mesmo sendo de uma categoria superior (sedãs médio-grandes, tais
como Volkswagen Passat, Honda Accord, Toyota Camry, etc.)
O Fusion começou a ser vendido no
Brasil a partir de 2006 e somente na versão top (SEL). Em 2007 foi trazida a
linha 2008 para o mercado brasileiro, adicionando novas opções de cores às já
disponíveis, além de outros itens de série, como sensor de estacionamento
instalados nos para-choques, sensor de monitoramento da pressão dos pneus e
abertura da porta com acionamento por teclado numérico. Também traz sistema de
som com 8 alto-falantes, direção hidráulica, um conjunto de 6 air bags (2
frontais para o motorista e passageiro, 2 para os passageiros do banco
traseiro, 2 superiores do tipo cortina), freios ABS nas quatro rodas
transmissão automática de 5 velocidades com redução eletrônica, interior em
couro, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, rodas de
liga leve com aro 17 polegadas, teto solar (único opcional), motor 2.3L 16V com
162 cv de potência (capaz de fazer de 0–100 km/h em 10,3 segundos). É um dos
maiores sedã da sua categoria com 4,83 m de comprimento.
Segunda geração
A segunda geração do Ford Fusion
começou a ser produzida em 2009 já como modelos 2010. A plataforma continuou a
mesma (assim como as dimensões do carro), mas com alterações nos motores e
câmbios. O motor 2.3L foi ampliado para 2.5L, com a potência aumentada de 162cv
para 170cv (uma das reivindicações dos consumidores) e a caixa de câmbio passou
a oferecer 6 marchas, ao invés das 5 do anterior, assim o câmbio ficou melhor
escalonado, aproveitando melhor o motor. Porém, a maior novidade foi a
disponibilização para o mercado brasileiro do motor 3.0L V6 de 243cv,
preenchendo uma lacuna no mercado para combater o Hyundai Azera, que é
disponibilizado somente com motor V6 a preços mais baixos que o Ford Fusion.
Atendendo a pedidos, o Ford
Fusion teve seu diâmetro de giro reduzido (facilitando as manobras) e suspensão
ligeiramente mais firme (melhorando a estabilidade). O Fusion ganhou em todas
as versões iluminação permanente de instrumentos Ice-blue, 2 tweeters traseiros
(12 alto-falantes no total), ar condicionado dual-zone (controle individual de
temperatura para motorista e passageiro), direção com assistência elétrica,
controle de tração, controle de estabilidade e ajuste elétrico do banco do
passageiro (do motorista já existia na versão anterior). O teto solar e a
pintura metálica continuam a serem os únicos opcionais para ambas as versões.
A versão V6 ainda possui o
sistema de entretenimento Ford Sync (que possui rádio/CD/DVD/MP3/Bluetooth/USB
e disco rígido de 10 gb), câmbio com opção para troca sequenciais de marcha e
tração integral, que trabalha sob demanda, tracionando as rodas traseiras
quando há perda de aderência nas rodas dianteiras. Devido ao sistema de tração
integral, o tanque da versão V6 é menor, tendo 62L ao invés dos 66L da versão 4
cilindros. Na versão brasileira o GPS do Ford Sync não possui mapas
brasileiros, sendo que a Ford afirmou que irá disponibilizá-los futuramente.
Versão híbrida
elétrica
O modelo híbrido elétrico do Ford Fusion foi lançado nos Estados Unidos em março de 2009 como modelo 2010, simultaneamente com seu gêmeo, o Mercury Milan Hybrid. A versão brasileira do Fusion Hybrid foi mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2010. As vendas começaram em novembro de 2010 a um preço de R$133.900. O Fusion Hybrid é o primeiro modelo do tipo híbrido completo disponível no Brasil. Este modelo é o Carro Presidencial do Brasil.
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