A chamada 1st Generation tem como
características: - ano de 1967 - produção total de 220.906 carros - ano de 1968
- produção total de 235.147 carros - ano de 1969 - produção total de 243.085
carros Estes veículos permitem em seus VIN (Vehicle Identification Numbers) uma
forma de identificar os motores 6 cilindros (em linha) dos V8; em seu terceiro caractere,
o número "3" indica que é 6 cilindros, ao passo que o número
"4" indica ser um V8.
A década de 1970 não foi
proveitosa para o Camaro: a subida do preço do petróleo fez o consumidor optar
por veículos que consumiam menos. Medidas antipoluição fizeram acabar com os
grandes V8 e em 1972 o fim da produção do SS e em 1973 o surgimento do Camaro
LT privilegiando mais o luxo e o conforto e menos a potência, dando lugar
inclusive aos motores 6 cilindros em linha, menos potentes e mais econômicos. A
crise faz outra "vítima" em 74, terminando com o Z28. Em 11 de Maio
de 1978, o Camaro de número 2 saiu da fábrica de Van Nuys, Califórnia. E no ano
de 1982, entra em campo, uma nova versão do Camaro chamada IROC-Z (internacional
racing of champions) essa versão foi até 1990 quando acabou a produção, a
terceira geração do Camaro, com a maiores modificações estéticas após 12 anos.
Com seu design quase futurista é escolhido pela terceira vez como Pace Car
oficial das 500 milhas de Indianápolis 500.
Mecanicamente também grandes
novidades ficaram por conta do novo motor inteiramente em alumínio, mais uma
vez derivado do mesmo que equipava o Corvette. Tratava-se de um V8 de 5.7
litros que no Z28 produzia 305 cavalos e 320 no SS. Novos freios a disco com
assistência por ABS Bosch nas quatro rodas. Nenhuma mudança significativa
aconteceu até 1998.
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